OPINIÃO: AVALIAR PARA QUÊ?

AVALIAR PARA QUÊ?

 

A Avaliação e o modo de avaliar são sempre visados por estudiosos e mestres na arte de ensinar. Vários especialistas na área vêm trazendo estudos sobre isto, um deles é a Jussara Hoffman, a qual acredita que o modo de avaliar inspira valores.

Entendo que avaliar é necessário convivência, permanência e persistência, pois o professor também faz parte do processo e necessita deste contato para que possa avaliar continuamente, pois já foi comprovada que a avaliação, prova, não é essencial para mostrar o que o Educando sabe.

Para avaliar é preciso indicar em diversas situações em sala ensinamentos de vidas e que tragam aprendizagem. A avaliação tem de ser feita todos os dias, por conteúdos e pesquisas extras e tarefas de casa para que o aluno verifique até onde aprendeu e em um próximo encontro o Educador sanará suas dúvidas, que possivelmente, serão de outros.

A avaliação tem de ser para promover, confirmo através da Proposta de Sistema Educacional de vários Estados brasileiros, a PROGRESSÃO CONTINUADA, que tem como sua tese a avaliação como progressão, por isso foi dividida em ciclos de quatro anos e tem como na proposta professores fixos para que assim se possa chegar a uma avaliação mais consistente e eficaz. Há erros ainda, mas com isto pode se chegar a uma avaliação mais detalhada e continuada, pois o Educador poderá avaliá-lo se houve um progresso dentro do seu ciclo e se existe condições para que ele possa seguir a próxima etapa.

Hoje o professor já não é o detentor do conhecimento, mas sim o mediador. O profissional deverá levar ao aluno, meios de transmitir conhecimentos, não como o método tradicional, mas o levando a refletir sobre o que aprendeu. Além de mostrar caminhos que possa enriquecer este aprendizado com maior abrangência.

O modo de avaliar precisa estar presente na equipe escolar de maneira clara e objetiva, desenvolvida pela proposta política pedagógica e que a prática seja condizente com que a escola pretende. Isto é, a avaliação não existe para punir o aluno, mas sim para mapear onde o professor pode atacar de forma diferente para que este educando aprenda o que é essencial para o seu ingresso em diversas classes sociais.

Quando falamos em diversos meios de transmitir conhecimentos, incluímos métodos interativos e não mais, como antes, sempre em salas de aulas. Outros locais podem ser momentos de aprendizagem, pois o aluno aprende em todo lugar, basta chamar atenção para isto. Seu desenvolvimento nestes meios poderá ser ponderado para avaliá-lo no final do bimestre e enfim no final do ciclo.

A avaliação tem de ser mediadora, onde coloca o educador como meio de transformação e o aluno como meio transformado.

Caso o Educando no final do ciclo não supere suas expectativas ou não se vê uma evolução, é necessário refletir sobre todo o processo. A equipe responsável por esta metodologia tem de sentar e avaliar o que funcionou e o que não funcionou, além de rever atividades interativas, explicações diferenciadas e novas estratégias para que ele atinja no mais um ano dado.

Portanto, a avaliação deve ser feita periodicamente e a lição de casa poderá servir como termômetro para o educador, pois será ali que ele verificará se precisa repassar o conteúdo de forma diferente, se é necessário a presença dos pais no processo ou se pode prosseguir. Para avaliar é preciso ser mestre na observação e na vida, para que assim possamos indicar o melhor caminho aos educandos, isto é mediar, isto é educar!

4 opiniões sobre “OPINIÃO: AVALIAR PARA QUÊ?”

  1. Ótimo !Gosto da Jussara meu TCC do curso de Pedagogia foi Avaliação.Estou sempre acompanhando seus artigos e matérias.Parabéns Alex você é excelente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Juntos por uma Educação de qualidade e uma boa Literatura

%d blogueiros gostam disto: