O QUE FAZER NA PRIMEIRA SEMANA DE AULA? ENTENDA COMO SER RESPEITADO PELO ALUNO – COMO FAZER O SEU PLANO DE AULA

Primeira semana de aula é sempre uma junção de sentimentos e emoções. Estes sentimentos precisam ser conservados, pois há professores que estão há muito tempo na mesma escola e acham que são “Deuses” para saber e conhecer sobre as defasagens e habilidades de alunos. Nas atribuições, muitos resolvem deixar de pegar turmas por causa de um ou outro aluno, ou resolvem pegar pela mesma ideia. O que temos de entender é que todos mudam. O aluno precisa entender que o professor não é o mesmo, mudou sua visão, daí se faz importante refletir sobre o trabalho realizado no ano anterior. E isso precisa acontecer com o professor, o aluno pode ter mudado, pode ter recuperado. O que quero dizer, é que precisamos ir para a sala de aula com os sentimentos de transformação. Entenda que o aluno que está ali, filosoficamente, não é o mesmo aluno do ano passado. O olhar precisa ser diferente. Daí se começa um bom trabalho.

Sabemos que, na maioria dos sistemas de ensinos públicos e privados, a rotatividade de professores é imensa. Temos cerca de 40%, no mínimo, de professores contratados para aquele ano, isso dificulta colocar em prática o sistema de evolução de ciclos, mas não é impossível. Ano passado em um dos meus artigos: O QUE FAZER NO ÚLTIMO BIMESTRE? – Peço aos professores para relatar as defasagens da turma para que sejam retomadas no ano seguinte. Estes relatos são para serem estudados no planejamento ou na semana pedagógica. Com isso, os professores das turmas, farão o plano de ação nas primeiras semanas de aula para tentarem recuperar.

No plano de ação das primeiras semanas, tem de ter uma avaliação que contemple as maiores dificuldades das turmas no ano anterior, assim, com o resultado, o professor terá claramente o diagnóstico da sala para efetuar seu plano de ensino e seu plano de aula.

Muitos coordenadores já ficam preocupados em identificar alguns professores na equipe novamente, como aqueles que não conseguem desenvolver um bom trabalho durante o ano (quando digo em um bom trabalho, são ações que sempre venho escrevendo aqui), mas estes profissionais (coordenadores) precisam ter o mesmo olhar em que venho falando neste artigo: os sentimentos de transformação e mudança. Tem de entender que o profissional pode ter mudado, e se não mudou, está na hora de formá-lo para a transformação. Este é o vosso trabalho.

A primeira semana exige muito da escola e, inclusive, do professor. É no primeiro dia que o profissional define todos os outros dias do ano. O professor tem de ir preparado para a sala. Fazer um panorama geral da série. Mostrar a importância daquele ano para os alunos.

Então siga o resumo de ações por cada membro da escola:

ANTES DO INÍCIO DAS AULAS

DIRETOR

  • Verificar espaço físico da escola. Pedir reformas e ter o quadro dos funcionários disponíveis. (clique aqui para ter acesso aos deveres do diretor);
  • Acompanhar as matrículas e enviar as aulas e classes disponíveis as regionais para atribuições;
  • Acompanhar o processo de eleição para coordenação ou escolher um para ocupar a função;
  • Junto com a coordenação, preparar a semana pedagógica, embasada nos planos da instituição para o ano.

 

COORDENAÇÃO

  • Preparar a semana pedagógica embasada nas defasagens enfrentadas no ano anterior;
  • Integrar a equipe de acordo com a postura da escola, deixando claro seu plano gestão e o projeto político;
  • Trazer alunos com extrema dificuldades para que todos tragam a visão educacional e preparar um plano de ação para os mesmos.
  • Fazer o diagnóstico dos professores (clique aqui para ter acesso)

 

PROFESSOR

  • Ter acesso aos relatórios do ano anterior com os relatos de defasagens e habilidades das turmas e alunos;
  • Montar um plano de ação para os que ficaram de dependência ou que tem muitas dificuldades – para a primeira semana;
  • Preparar a avaliação diagnóstica pautada em cima dos relatos do ano anterior;
  • Preparar aulas que retomem os conteúdos que mais os alunos tiveram dificuldades.

 

Há mais ações que podem ser feitas na semana pedagógica, mas separei o essencial para um bom trabalho na primeira semana.

Continuo afirmando que o primeiro dia de aula, deve ser como o primeiro dia da vida de vocês em sala. Trazer o medo, o nervosismo e a ansiedade ajudam a ter um novo olhar para as turmas. Esta é a intenção. Não agir mecanicamente, pois se for achando que já conhece a turma, nada mudará. E o que queremos? Mudança e transformação.

Abaixo, deixo a relação do que cada um tem de fazer no primeiro dia de aula e como ser respeitado pelo educando. Quais as atitudes e ações necessárias que farão a mudança no comportamento da sala. Além de orientações para a construção de um plano de aula eficiente.

(Clique aqui e tenha acesso na íntegra deste e dos demais artigos e documentos)

Acompanhe o prof. e escritor em sua página – Clique aqui

 

 

 

 

 

 

Anúncios

Juntos por uma Educação de qualidade e uma boa Literatura

%d blogueiros gostam disto: