ARTIGO: FÉRIAS SÃO PARA DESCANSAR

FÉRIAS DE JULHO SÃO PARA DESCANSAR

 

Professor é uma das principais funções de uma sociedade que se renova a cada 20 anos e, desde pequeno, vejo que os professores são tratados como máquinas que, mesmo em férias, revistas e artigos trazem reflexões, para eles, dizendo no que pensar e repensar neste momento de descanso. Isso é uma perda de tempo! Aposto que todos que lerão este artigo pensarão e dirão que estou sem meus sentidos e ficarão estupefatos em lerem isso! Mas volto a afirmar, férias de julho são para descansar.

Digo isso com propriedade, porque durante o primeiro semestre somos “massacrados” por todos os lados para fazermos um trabalho reflexivo, avaliativo e positivo. E em todos os dias e finais de semanas, nós, professores, usamos nosso tempo, sem recebermos por isso, criando e corrigindo trabalhos e avaliações, além de lermos e repensarmos nossas práticas em sala e planejarmos, via plano de aula, os próximos conteúdos. Ufa! Quanta coisa! Então, chegando ao fim do segundo bimestre, todos: alunos e professores, pedimos por férias e estamos nelas. Agora, para quê ficar dizendo que professor nas férias precisa repensar suas estratégias e planejar futuros passos? Acho totalmente desnecessário. Tendo em vista que em nenhuma profissão, alguém sai em férias e fica repensando suas estratégias.

Professor é humano e precisa descansar a mente como profissão. Ler, aprender e refletir ficará por conta de cada um. Mas não podemos fazer com que isso vire algo obrigatório para a profissão.

As férias existem para fazer com que o ser humano tenha uma “liberdade” mental, para que, ao voltar, possa ter novas visões e tenha ânimo para seus novos desafios. Portanto, esta é a hora de curtir a família. Assistir a um bom filme. Ler um bom livro e ficar com pessoas que durante o semestre não há tempo para compartilhar risadas e momentos.

O refletir sobre estratégias virá quando estiver relaxado. Assim, quando achar algo pertinente à aprendizagem para seus alunos no próximo semestre, irá sorrir, sentindo saudades da sala de aula. Quando isso acontecer, saiba que suas férias estão sendo “incrivilhosas” e quando voltares à escola será com 100% de estímulos positivos, transformando a saudade em um ambiente propício a um pleno aprendizado.

Divirta-se professor!

5 opiniões sobre “ARTIGO: FÉRIAS SÃO PARA DESCANSAR”

  1. Férias “incrivilhosas” professores “incrivilindos”
    Boas férias Alex e companheiros…
    Se férias é férias, então descanso total. É assim que precisamos estar. Bjs…

  2. Eu já fiz a experiência: Nas férias em que fiquei fazendo cursos, trabalhando, lendo, me preocupando, voltei para o trabalho tensa e nervosa do mesmo jeito em que sai de férias… Acho que até pior! E quando descansei de verdade, voltei nova! Com energia até para os “pesares” da nossa profissão.
    Portanto, nessas férias, joguei tudo o que é material de escola no fundo de um armário, fui viajar, fui no cinema, no teatro e só li por prazer…
    Semana que vem, estou inteira para recomeçar! Aprendi a lição! E que ninguém me condene!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Juntos por uma Educação de qualidade e uma boa Literatura

%d blogueiros gostam disto: