O Professor e escritor Alex de França Aleluia virou destaque neste último domingo, 21 de fevereiro, no maior Jornal de São José do Rio Preto e região, DIÁRIO DA REGIÃO.
A reportagem se tratava da nova geração de autores e a mania de plataformas virtuais de Literatura. O professor de Literatura e escritor falou das vantagens e desvantagens. Leia na íntegra a fala dele abaixo, ou acesse:
Leia a reportagem no site do Diário da Região – Clique aqui
Nem tudo são flores
Professor de literatura, consultor educacional e adepto do Wattpad, Alex de França Aleluia, 28 anos, alerta para as desvantagens do site. “Após as descobertas da plataforma e de um caminho para as editoras, muitos autores independentes migraram para estas plataformas, mas há grandes autores que estão roubando ideias de escritores de outras partes do mundo e colocando em seus livros. E vice-versa. Muitos de fora do Brasil começam a roubar mitos e conflitos de livros para fazer parte do seu e não há nenhuma lei que assegure isso.”
Em setembro do ano passado, algumas obras foram denunciadas como piratas. Usuários da rede teriam publicado obras em formato e-book. Depois da denúncia feita pelo site Ebook News à empresa, o Wattpad retirou as obras. Aleluia tem oito histórias publicadas no Wattpad, com o intuito de medir a narrativa e o conflito de suas obras. A mais conhecida na plataforma é Diário de um Garoto Apaixonado. “É um local bacana para conhecer pessoas que escrevem. E saber o tema do momento”, explica. O autor conta com três livros, sendo dois publicados por editoras e um de forma independente, além de contos no site Amazon.