PROF. E ESCRITOR ALEX DE FRANÇA SE DESPEDE DA ESCOLA GENTILA

O mês de dezembro é, sem dúvida,  um mês de despedida. Pelo menos é o que nos conta o professor e escritor Alex de França Aleluia. Neste mês, despediu-se da escola onde foi coordenador de projetos sociais há anos e retornou como professor em 2015, mas, o que é bom durou pouco. O professor Alex se despediu das turmas e da escola em momentos emocionantes. Não só da escola, mas do interior paulista.

Leia suas palavras à equipe gestora e de professores.

“Vou começar esta homenagem com Rubem Alves, pois ele nos diz que Há escolas que são gaiolas e há escolas que são asas.

Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do voo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o voo.

Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em voo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o voo, isso elas não podem fazer, porque o voo já nasce dentro dos pássaros. O voo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado.

Esse foi o papel da escola Gentila. É por isso que de tantas escolas públicas onde passei, esta é, sem sombra de dúvidas, a melhor!” – Extraído do texto que ele escreveu para os formandos 2015.

Recado do professor e escritor Alex de França Aleluia para a equipe de 2015

Queridos amigos,

Não pude comparecer a nossa confraternização, mas deixo aqui minhas singelas palavras para que se lembrem de mim e para que possam enxergar como vocês são excelentes no que fazem.

Quero agradecer o carinho que vocês tiveram por mim, pelo meu trabalho, pela minha escrita e pelo meu conhecimento. Saiba que aprendi muito com a minha coordenadora Vera, meus vices: Idean e Lúcia, e consegui trabalhar novamente com a minha eterna diretora Isabel Cristina. Vocês são demais! Obrigado por me incentivarem a continuar. Obrigado por estarem comigo.

Foi uma honra trabalhar com todos vocês. Quero deixar sorrisos especiais aos professores: Fabiano, Luciana, Elisângela, Bia, Mara, Anderson, Silvana, Igor, Patrícia, Fabiana, Sandra. Esses foram meus companheiros durante o ano. Obrigado mesmo! Quem sabe um dia não consigamos estar juntos novamente?

Quero mandar um grande abraço a equipe da secretaria: Áurea, Renata, Junior, Ana, Wendel. Como vocês me incentivaram tanto como professor quanto escritor…

Quero deixar meus muitos sorrisos a todos os meus alunos. Quantos ensinamentos, heim? Vocês são incrivilhosos! Obrigado por lerem meus livros, por me questionarem e por fazerem parte deste núcleo Gentila!

Agora veja um pouquinho do que conseguimos fazer este ano:

  • Exposição de fotojornalismo;
  • Sala de Guimarães Rosa;
  • Grandes estudos em comparações literárias como Edgar Allan Poe e Álvares de Azevedo, além de uma grande aventura pela mitologia grega, romana, greco-romana, nórdica.

Espero um dia voltar! Essa escola merece este artigo!

“As pessoas só marcam outras, quando receberam marcas de uma escola!” – Alex de França Aleluia.

Mensagens dos alunos!

1909833_911476772235446_2904130176065936554_n 10352034_911410862242037_1120493756077673082_n

1916878_913044965411960_9038170121431479944_n

 

 

 

 

2 comentários em “PROF. E ESCRITOR ALEX DE FRANÇA SE DESPEDE DA ESCOLA GENTILA”

  1. Alex, agradeço de coração as palavras a mim proferidas. Aproveitando, gostaria de parabenizar você pelo excelente trabalho prestado durante esse ano na escola Gentila. Você é um super profissional, pode ter certeza que vai fazer falta na nossa escola. Me descupe por alguma coisa, na medida do possível espero ter colaborado para que seu trabalho na nossa escola fosse um sucesso. Obrigado por tudo amigo.

  2. Não sou tão boa nas palavras como você, mas posso resumir dizendo que foi um orgulho trabalhar com você. Sentirei saudades!!!! Obrigada pela amizade!!!!!!!!

Deixe um comentário

