BLOG “LIVRORATURALIVROS” FAZ ENTREVISTA COM O ESCRITOR ALEX DE FRANÇA ALELUIA

Nesta última semana de agosto, o blog Literaturalivros fez uma entrevista “maravilinda” com o professor e escritor Alex de França Aleluia. O objetivo era mostrar mais sobre o autor.

Conheça o blog da nossa parceira Patrícia AQUI

Veja um pouco da entrevista…

 

Olá galerinha! Venho com entrevistas por aí >< entrevistamos o Alex de França, autor de “Rapunzel e o reino das trevas” que será lançado na Bienal esse ano pela editora Tribo das Letras. Leia a entrevista a seguir:

“Olá Pátricia! Queria agradecer pela oportunidade de mostrar meu trabalho para o seu blog. Espero que goste.”

1) Qual o livro mais marcante que você já leu até hoje ?

R: O livro que mais me marcou foi O PEQUENO FILÓSOFO de Gabriel Chalita. Foi uma história comovente que me fez refletir muito sobre a vida!

2) Qual escritor(a) preferido dentro de cada gênero literário ?

R: Gosto dos autores clássicos, pois ao escrever tinham em mente uma importência em cada escrita. Mas atualmente gosto de Mariana Sgambato…

Ela é incrivilinda!

3) Já alguma vez se deparou com alguém lendo um livro escrito por você, por exemplo numa praia, transporte público, etc ?

R: Deparar lendo não. Mas já fui interrompido em aulas e palestras por alunos perguntando sobre personagens e dizendo que queria me matar ao final da leitura. (risos) É realmente incrivilhoso!

4) como percebeu que queria ser escritor?

R: Desde pequeno, escrevia reportagens e fingia que eu era dono de uma revista e de uma rede de TV. Escrevia as “novelas” em cadernos e muitas vezes, até interpretava (risos)… Escrevia de tudo. Minha alma me sufoca se eu não escrever!

5) onde costuma escrever seus livros?

R: Em meu quarto, mas as cenas sempre são incorporadas dirigindo e tomando banho. A reflexão sempre vem quando não estou pensando em nada ou quando estou na “caixa do nada”.

6) seus personagens são inspirados em pessoas reais ou em fatos?

R: São totalmente fictícios, mas têm muita verossimilhança com a realidade. Já que escrevo suspense psicológico. Ou seja, as ações de meus personagens são praticamente idênticas se alguém fossem realizá-las.

7) qual gênero literário te despertou o interesse em escrever?

R: Não tenho um gênero específico. Eu escrevo para transportar uma mensagem para a alma do leitor. Não me preocupo com gênero, preocupo-me com a história. Se ela não passar nada, eu engaveto!

8) costuma se inspirar no que ou quem quando resolve escrever um livro?

R: Inspiro-me em pessoas. Não totalmente nelas, mas na natureza delas. Acredite, somos todos iguais, independentemente do sexo, da cor… somos influenciados em ética e moral de uma determinada sociedade e por ela nos guiamos e nos cercamos em ações.

9) previa de próximos lancamentos? Que gênero?

R: Para este ano RAPUNZEL E O REINO DAS TREVAS…

Muita aventura e mensagens “maravilindas” para todos. Há um nobre guerreiro, que não é um príncipe, mas com o seu coração puro consegue destruir os corações negros de todo o núcleo principal. O final foi bem diferente do que o esperado e, isso me gerou uma pressão grande em casa, pois meus irmãos e minha mãe leem todos os meus manuscritos, e não queria aquele final. Minha mãe chegou a ficar com raiva de Rapunzel e de mim (risos) mas quando minha Agatha Christie, minha eterna namorada, leu, ela ficou do lado deles… (risos) resultado: mudei!

10) como se sente ao ver tantas criticas boas em relação aos seus livros?

R: Quando escrevo, escrevo para as pessoas… Acho fundamental as críticas. Tem quem goste e quem não goste. Reflito todas. O que dá para eu aproveitar, aproveito, mas o que eu acho que é desnecessário, deixo para lá. Mas a crítica boa sempre é bem vinda. É emocionante…

Visite o blog e leia o restante: CLIQUE AQUI

Deixe um comentário

