ALEX DE FRANÇA COMENTA SOBRE IDEB 2013 DA REGIÃO DE NHANDEARA

SEBASTIANÓPOLIS DO SUL MANTÉM COMO A MELHOR EDUCAÇÃO DA REGIÃO, FLOREAL EXPLODE NA QUALIDADE E NHANDEARA AVANÇA, MAS NÃO ATINGE A META.

escola

Os números que medem a qualidade da Educação no país, o chamado IDEB, já saíram e com eles pudemos verificar avanços em todas as cidades de nossa região. Lembrando que o índice é medido em dois em dois anos e mostram um raio-X da Educação dos municípios, estados e de nossa Federação Brasileira.

Em 2012, soltei um artigo falando de nossas cidades sobre avanços e retrocessos e agora volto a falar, já que os números já estão disponíveis no portal do INEP. Infelizmente, o projeto IDEB na escola que obriga todas as cidades a colocarem seus números nas portas ainda está parado no legislativo federal e então poucos têm estes acessos para verificar a qualidade das escolas, onde seus filhos estudam.

Mas eu trago boas novas. Vamos começar com Floreal: Cidade que vem se destacando pela administração atual. De dez moradores, nove estão aprovando o jeito de administrar de João Maritaca. Claro que os números não são qualificados apenas por um ano, isso vem da boa conduta da ex-coordenadora de Educação do Município e do ex-prefeito e somada às modificações necessárias e qualitativas de 2013 com o atual prefeito. Mostrou um salto educacional. Floreal em 2009 contava com 6.4 na qualidade, caiu em 2011, indo para 5.8, abaixo da média. E em 2013, eis a surpresa: 6.8, acima da meta que era de 6.5, subindo e quase chegando à média de Sebastianópolis do Sul. Parabéns a todos os professores, coordenadores e a atual gestão municipal.

Sebastianópolis do Sul é uma cidade que a cada ano vem mostrando que a qualidade de Educação não é mal plantada, pois os números vêm enraizando e se perpetuando e se alavancando cada vez mais. Desde a criação do índice, a cidade SEMPRE ficou acima da média. E desde 2005, sua meta está bem longe do índice nacional e em 2013 chegou a 7.1. Para homenagear os professores e toda a coordenadoria educacional, o vereador Thiago Fuglioto fará na próxima sessão dedicada à Educação, cultivando o projeto IDEB na escola. Segundo o vereador; “a população tem de saber que a cidade se destaca em um cenário tão importante, e por isso confio no projeto que mostrará nas escolas municipais o índice incrível atingido em nossa cidade. Aqui nossos alunos estão em boas mãos literalmente. Estamos vendo pelos números desde 2005.”

Já a cidade de Nhandeara não atingiu a meta, mas evoluiu de acordo com o IDEB. A cidade em 2011 tinha uma meta de 5.8 e atingiu 5.7, caindo de acordo com os números de 2009 que chegou a 6.2. Em 2013 a cidade tinha uma meta de 6.1, mas obteve 5.9, está acima da média nacional e acima da sua média, subindo, porém não atingindo.

São José do Rio Preto atingiu a meta, chegando a 6.3 e vem evoluindo desde a criação do sistema. Nunca caiu e sempre superou as expectativas.

Termino o artigo parabenizando todos os professores deste país, que com garra e com muita competência confirma uma qualidade em sala, mesmo não tendo reconhecimento político e muito menos, muitas vezes, sem o mínimo para se ensinar.

Leia o artigo de 2012 aqui https://professoralexdefranca.wordpress.com/2012/08/24/alex-de-franca-fala-sobre-ideb-da-regiao/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s