PROFESSOR ALEX DE FRANÇA FALA DA PROFISSÃO PARA O JORNAL DHOJE DE RIO PRETO

No último dia 15 de outubro, o professor e escritor Alex de França Aleluia falou com exclusividade para o jornal DHOJE de Rio Preto sobre os desafios da profissão em homenagem ao dia dos professores.

Veja a reportagem na íntegra:

Os desafios dos professores nos dias atuais

Por em outubro 15, 2013

Com os avanços tecnológicos e a rapidez da informação, o professor deixou de ser visto como o todo poderoso, o detentor do saber, o dono da razão, e atualmente busca se renovar para conseguir atrair a atenção dos alunos dentro da sala de aula.

Hoje é do Dia do Professor; profissional da área comenta os prazeres de dar aula nos dias de hoje

Hoje é do Dia do Professor; profissional da área comenta os prazeres de dar aula nos dias de hoje

Hoje, é celebrado o “Dia do Professor”, e o DHoje foi atrás de ouvir os profissionais para saber como é trabalhar na área nos dias atuais.
O professor Rafael Augusto da Silva, 28 anos, leciona há dez anos nas disciplinas de história e geografia, e conta que a maior dificuldade é conseguir manter a atenção dos estudantes. “Eles estão o tempo todo com aparelhos celulares com internet, que os dispersam. Então, temos que tentar entrar nesse mundo e não criticá-los”, diz.
Alex de França Aleluia, 26 anos, professor de português, fala que a carreira sempre foi para sonhadores que queriam revolucionar um país. “Sempre acreditamos que a educação pode mudar, ou melhor, melhorar uma sociedade.”
França comenta que a desvalorização da profissão já vem desde muito tempo. “Nós temos que ter a consciência que é natural, sempre foi assim, mas precisamos colocar na cabeça que é através de nós que os próximos terão um futuro melhor.”
Para Silva, fazer o aluno pensar além do que ele vê é fundamental. “Acredito que só fica na profissão aqueles que realmente amam. Pois hoje os alunos estão mais espertos, sabem os seus direitos”, afirma.
Os dois professores contam que desenvolveram estilos para conseguir manter a atenção deles (alunos). Silva procura levá-los para praticar aulas externas. “Trabalho com músicas, filmes e em ambientes fora da escola. Acredito que um simples passeio em uma linha do trem, por exemplo, pode ensinar.”
Já o professor de português fala que desenvolveu um método que chama de “Gramaticous”. Segundo ele, o objetivo é motivá-los a aprender de alguma forma. “A cada coisa que ele fizer, se assistir um filme, uma peça teatral dou-lhe alguns ‘gramaticous’ que são tickets que poderão ser trocados por pontos na nota. Tudo é aprendizado, diz.
A cada mil gramaticous, o aluno troca por um ponto de média. “Isso o incentiva a participar.” No site do professor, existem muitos comentários dos estudantes. Gabriel Gimenez Guanais, conta que a ideia foi muito boa, pois ajuda a melhorar a nota, facilitando aqueles que vão mal e bem. “É uma ideia que caiu do céu, muito obrigado por confiar em nós”, comenta o aluno no site.
Os dois professores contam que têm orgulho da profissão, pois ela é o alicerce para todas as outras.

Ponto de Vista

Para a diretora de colégio Thais Freitas, 33 anos, houve uma inversão de valores dentro da sala de aula. Os professores perderam um pouco de valor e os alunos são quem domina o ambiente.
“Os pais precisam entender que a educação anda junto entre escola e família, mas o papel do professor é ensinar”, afirma.
O professor Alex de França Aleluia concorda com Thais e diz que alguns pais só pensam no ter e esquecem de dar a atenção necessária para os filhos. “Nós temos que dar conta de tudo, ensinar, educar e isso não é o correto”, afirma.
França diz que famílias que não têm uma estrutura sólida refletem no comportamento dos jovens. “É visivelmente possível perceber isso”, diz.

REPORTAGEM: Franklin CATAN

SAIBA MAIS DO JORNAL AQUI:

http://dhojeinterior.com.br/2013/10/os-desafios-dos-professores-nos-dias-atuais/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s