TEMAS QUE PODEM CAIR NO ENEM

Olá amigos,

Este post é em especial aos alunos que leciona. Mas todos que precisarem está aí!!

Segue

Não basta conhecer as regras ortográficas para se dar bem na prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Além disso, nas outras matérias muitos textos podem ser aproveitados para encaixar questões. Os candidatos devem estar atualizados em relação à realidade social, política e econômica do país e conseguir relacionar o assunto com o que foi aprendido durante o ano letivo.

Abaixo listaremos alguns assuntos que são possíveis temas para a redação ou simples questões  do Enem 2012 e que devem ser estudados e aprofundados pelos candidatos.

Rio+20 e Código Florestal

Um  tema ambiental que é um possível  para a redação do Enem é a Rio+20, Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, que foi realizada entre os dias 13 a 22 de junho, no Rio de Janeiro. O evento marcou os vinte anos da realização do Eco-92.

Com o objetivo de renovar o compromisso político com o desenvolvimento sustentável, o Rio +20 reuniu as principais cúpulas sobre o assunto e do tratamento de temas novos e emergentes. Os temas principais foram: economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza e a estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável.

Nesse tema  também, é importante saber que após 47 anos, é reformulado o Código Florestal Brasileiro. Um novo conjunto de leis (Projeto de Lei nº 1.876/99) define a Amazônia Legal, os direitos de propriedade e restrições de uso para algumas regiões que compreendem estas formações vegetais , os critérios para supressão e exploração da vegetação nativa e atua para melhorar a preservação ambiental.

Os temas ecológicos são recorrente durante os últimos anos em provas e redações, esse ano é fortalecido pela realização do Rio +20 e pelo Código Florestal.

Catástrofes naturais

Os desastres naturais tiveram grande repercussão no ano de 2012 e por isso merecem uma atenção especial. Do terremoto no Japão às enchentes em diversas regiões do Brasil periodicamente. Os alunos devem ter a capacidade de relacionar os acontecimentos ligando aos conceitos dos movimentos das placas tectônicas, tempestades tropicais, urbanização desordenada. Não esquecer de tentar estabelecer (ou não) conexões com o aquecimento global e com a responsabilidade (ou não) dos seres humanos sobre esse fenômeno.

Crise econômica mundial

A crise na zona do euro, principalmente na Grécia, arrasta o bloco inteiro para uma crise financeira sem precedentes. Os gregos acumulam altos índices de desemprego, entre os jovens esse índice ultrapassa a metade. A Itália anunciou a recessão de sua economia e segue cortando gastos públicos. Na Espanha, a dívida pública bate recorde. Para os candidatos é interessante conhecer o histórico dos países e também da união europeia. Apresentar quais serão as consequências dessa crise para o restante do mundo, inclusive o Brasil.

Eleições municipais e Política

Ano eleitoral. Os brasileiros vão às urnas em outubro para eleger prefeitos e vereadores. De acordo com os professores, questões sobre o processo eleitoral brasileiro e comparações entre diferentes momentos da história do Brasil podem aparecer nas provas. É importante ter em mente a divisão política e administrativa do país e as atribuições de casa um dos poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário. Já que estamos falando de política, é bom estar atualizado em relação a aspectos éticos, legais e escândalos que surgiram no noticiário.

Tecnologia e mudanças na sociedade

Novos produtos e processos chegando ao mercado em ritmo cada vez mais acelerado. Impactos no dia-a-dia dos cidadãos. Mudanças nas profissões. Redes sociais. Ensino a Distância.

Primavera Árabe

Os protestos que tiraram do poder o ditador tunisiano Zine El Abidine Ben Ali e o egípcio Hosni Mubarak, está alcançando o norte da África e diversos países do Oriente Médio. As questões sobre religião e seus conflitos no Oriente Médio, disputas pelo domínio do petróleo da região e a utilização da internet como ferramenta de mobilização social, podem aparecer na prova.

A usina de Belo Monte e a questão energética no Brasil

A Usina Hidrelétrica de Belo Monte é uma central hidrelétrica que está sendo construída no Rio Xingu, nas proximidades da cidade de Altamira, no Pará. Desde o início da construção da usina, o projeto é alvo de criticas por parte de ambientalistas e tribos indígenas locais. As polêmicas a cerca dos impactos ambientais da Usina Hidrelétrica de Belo Monte deve ser um tema presente na prova do Enem.

Brasil como sede de grandes eventos esportivos

A Copa do Mundo em 2014 e as Olimpíadas em 2016 estão provocando uma série de ações do governo e da iniciativa privada. Vamos conseguir fazer algo organizado e que nos encha de orgulho? O sucesso da Olimpíadas de Londres também deve ser lembrado. O esporte de um modo geral como mobilizador e como promotor de saúde.

OUTROS TEMAS:

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é conhecido por conter questões que trazem o aluno para discussão da sociedade na qual ele está imerso. Ao tirar o estudante das margens e fazê-lo pensar, não é de se assustar que o exame cobre assuntos da atualidade.

8 temas atuais que podem cair no Enem:

Crise no Paraguai: Devido a queda do seu ex-presidente Fernando Lugo por meio de um golpe político e ao afastamento do país do Mercosul, o Paraguai deve ser um assunto bastante explorado no exame. O atual presidente paraguaio mudou a política adotada por Lugo e está próximo dos fazendeiros e distante da população. Com o golpe o Paraguai foi afastado do Mercosul e, com isso, foi oficializada a entrada da Venezuela ao bloco.

Wikileaks e Esquador: Recentemente o Equador deu asilo político a Julian Assange, responsável pelo site Wikileaks que já divulgou diversas informações confidenciais sobre várias nações do mundo.

Aquíferos: aquíferos são lagos subterrâneos de grande profundidade e frequentemente são cobrados no Enem. O mais famoso no Brasil é o aquífero de Guarani e, como muitos outros, está sendo contaminado. Além disso, existe o aquífero Alter do Chão, com uma quantidade de água 2 vezes maior do que o de Guarani e localizado sob os estados do Pará, Amazona e Amapá.

Revisão da política de imigração brasileira: Devido ao trabalho assistencial que o Brasil tem realizado no Haiti desde o terremoto, muitos haitianos têm emigrado para o Brasil em busca de uma vida melhor. Além disso, muitos europeus têm vindo ao Brasil em busca de emprego e porque o País tem carência de mão-de-obra especializada. Devido a estes motivos a lei de imigração deve ser repensada no Brasil.

Mensalão: O julgamento do Mensalão tem marcado a história da democracia brasileira, por romper com a carga de impunidade que leva a política no Brasil. Além disso, é um bom tema para ser explorado na redação do provão, pois envolve ética.

Eleição para presidente dos Estados Unidos: Obama X Romney? Qual é melhor para o Brasil? Qual é melhor para os Estados Unidos? O Obama fez um bom trabalho com a saúde nos Estados Unidos e se destaca por ser um presidente negro que presta assistência a minorias. Os republicanos (partido de Romney) são mais neoliberais e individualistas, já os democratas (partido de Obama) acreditam que o Estado deve promover o bem-estar social. Entretanto, estes últimos são mais protecionistas e isso, de certa forma, prejudica a economia brasileira. Em geral, o Brasil se dá melhor economicamente com presidentes republicanos.

20 anos do impeachment do Collor: Um marco na democracia brasileira, o impeachment do Collor completa 20 anos em 2012, por isso, é um bom tema a ser explorado no Enem.

Nova classe média: Cerca de 60% da população brasileira está na classe média, a grande salvadora do Brasil nessas diversas crises pelas quais passamos desde a bolha financeira nos Estados Unidos em 2008. O que nos salvou foi nosso mercado interno fomentado por linhas de crédito e financiamentos. Entretanto, de acordo com o mesmo, “o crescente endividamento da nova classe média brasileira reflete uma falta de educação financeira, o que pode comprometer nossa economia.

MAIS TEMAS:

Portanto, desde já, quem for prestar o Enem deve se manter informado sobre os assuntos que podem cair na redação do Enem 2012, que são:

1. Novo Código Florestal 2. Conferência do Rio+20 3. Construção de usinas hidrelétricas na Amazônia 4. Plano Nacional de Energia 5. Sustentabilidade 6. Lixo 7. Economia verde 8. Fontes de energia 9. Cyberbullying 10. Violência contra professores 11. Papel dos professores em sala de aula 12. Comportamento do motorista brasileiro 13. Falta de educação no trânsito 14. Imprudências no trânsito 15. Número de jovens envolvidos em acidentes de trânsito 16. Causas que mobilizam os jovens no Brasil 17. Efeitos do Bullying na vida de uma criança 18. Lei que favorece o sujeito que dirige alcoolizado 19. Falta de blitz para a Lei Seca 20. Não funcionamento do projeto Ficha Limpa 21. Benefícios da prática esportiva para o indivíduo e para a sociedade 22. Comissão da verdade 23. Eleições municipais 2012 24. Educação: princípio para a igualdade social 25. Olimpíadas Brasil 2016 26. Copa Brasil 2014 27. Ascensão Feminina 28. Olimpíadas de Londres 2012 29. Primavera Árabe 30. Desaparecimento das boas maneiras (educação) 31. Terceirização da educação básica 32. Catástrofes naturais 33. Brasil no cenário internacional 34. Crise econômica mundial 35. União civil homossexual 36. Comportamento perigoso do motorista brasileiro 37. Falta de credibilidade do voto 38. Importância do esporte para resgatar jovens da marginalidade 39. Desigualdade de gênero 40. Violência no futebol 41. Marcha da Maconha 42. Greves de setores essenciais para a sociedade 43. Descriminalização das drogas 44. Cotas universitárias 45. Sexualidade do jovem brasileiro 46. Delinquência juvenil 47. Supervalorização da beleza física 48. Concentração de renda 49. Ascensão da classe C 50. Movimento S.O.P.A – Lei de Combate à Pirataria Online 51. Desgaste da imagem política 52. Julgamento do Mensalão 53. Movimento OWS Occupy Wall Street (‘Ocupe Wall Street’) 54. Marcha contra a corrupção 2012 55. Marcha das Vadias 56. Manifestações: “Mamaço 2012″ 57. Postura individualista dos jovens 58. Construção da usina de Belo Monte 59. Acidente nuclear no Japão 60. Brasil: busca por vaga permanente no Conselho de Segurança da ONU 61. Crise na Grécia 62. Participação da Venezuela no Mercosul 63. Monarquia Constitucional 64. Processos de nacionalização de hidrocarbonetos em países latinos 65. Evolução da sustentabilidade 66. Contrabando de armas 67. Centenário de Jorge Amado 68. Viver em harmonia 69. Mercado paralelo de armas 70. Consumo sustentável 71. Direitos e deveres do cidadão 72. Sustentabilidade e urbanização 73. Protestos do Femen 74. Produção de energia hidrelétrica no Brasil 75. Guerra das Malvinas 76. Ensino interativo online 77. Reprovação e abandono escolar 78. Intervenção do Estado em hábitos culturais 79. Criminalidade e agressão dos jovens 80. Homofobia e direitos dos homossexuais 81. Poder transformador da internet 82. Fatores que levam uma pessoa a ser vítima de bullying 83. Direitos reprodutivos da mulher 84. Interferência dos professores na educação 85. Questões indígenas no Brasil 86. Massacre de Realengo (RJ) 87. Massacre na escola de Columbine (EUA) 88. Justiça restaurativa 89. Onda de imigração no Brasil 90. Terremoto no Irã 91. Novas formas de trabalho 92. Carro: instrumento vulnerável 93. Falta de respeito com os ciclistas 94. Bullying Físico 95. Falta de incentivo ao esporte 96. Inclusão social dos deficientes 97. Alto índice de gravidez na adolescência 98. Bullying Verbal 99. Policiais não preparados para combater o crime 100. Transtornos psicológicos sofrido pelos jovens

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s