COLUNA: DE AUTOR PARA AUTOR

O escritor Alex de França Aleluia começa esta semana uma série de reportagens sobre AUTORES NACIONAIS com a coluna DE AUTOR PARA AUTOR. E como estreia temos a nossa linda escritora HELLEN PIMENTEL, como conhecida, mas seu nome completo é Hellen Heloise Pimentel Rosa, 15 anos,  mora em São João de Meriti – RJ. Sua mais recente obra – DESPERTAR.

1º BATE PAPO DE AUTOR PARA AUTOR

  

Vamos bater um papo de autor a autor.

 

De início, perguntei como se despertou para a literatura, pois uma garota tão nova e já consagrada como autora profissional tem alguma historinha para contar, não acham?

 Super simpática e atenciosa trouxe uma resposta jamais esperada por mim, como autor também.

“Bem, todo mundo me pergunta isso, e eu nunca sei responder ao certo. Quando pequena, nunca tive acesso aos livros e nunca tive o incentivo de meus pais sobre mim. Eu sempre tive uma facilidade para criar histórias, e comecei a perceber isso pelos meus 10 anos de idade, quando via os filmes, e com base naquela história, sempre criava outra. Enfim, minha criatividade sempre foi atenta, e,com base nisso e nos primeiros livros que li, também nessa faixa de idade [10 anos] que comecei a ter o acesso direto a literatura.”

O inacreditável é que minha família também não me apoiava, pois acreditavam que quanto mais se estudava ficava louco. Quantas e quantas vezes ouvi minha mãe dizer: “Menino, você vai ficar louco!” e hoje todas as vezes que ela vem em casa pergunta se eu fiz outro livro, rsrsrs.

Continuando a conversa, perguntei se houve algum professor que leu sua obra ou a incentivou? Eu, como professor, e como antigo aluno, adorava meus professores e hoje vejo a importância que temos para estes alunos. Tive um professor que me dava muito ânimo e uma professora que leu meus primeiros escritos, que digam se de passagem, eram horríveis.

A nossa escritora disse não ter tido incentivo, mas pelo menos não lembra. O que ela lembra e senti uma vibração legal foi o fato das amigas. Elas foram seu grande incentivo.

Após perguntei sobre a ideia do livro e o título como havia surgido? Pois comigo, adoro a ideia de mexer com algo polêmico, o Déjà Vú é isso! Porque cada um acredita em uma coisa. A medicina descarta isso, mas o espiritismo não. E o título surgiu naturalmente, pois O ANIVERSÁRIO era o acontecimento mais esperado dentro da trama. E você Hellen?

“Bom, comigo a idéia do livro veio no decorrer da história. Eu simplesmente abri o Word e comecei a escrever qualquer coisa. Formaram-se algumas páginas e as idéias vieram surgindo aos poucos. Quando me dei conta, estava com um mundo particular nas mãos. O título veio bem depois. Na época eu tinha dificuldade com títulos, por isso, demorou mais um pouco para eu o achar, mas então pensei em uma coisa que fosse fiel ao que a história realmente passa, então, ficou Despertar”

Um próximo passo, depois da escrita, é a publicação. Tive muitos problemas nisso. Gastei muito em editoras que dizem ser sérias e no fim nunca tive meus livros bons e perfeitos. Meu sonho mesmo era ir em uma livraria e ver meu livro por lá. Demorou dois anos, após uma publicação feita em uma outra editora, até que fui encontrado pela ADRIANA VARGAS, agente literária que me apresentou um caminho e me deu forças para voltar a sonhar! E com a nossa amiga, como foi?

“Nossa! Essa foi difícil arrumar! rsrs. Desde que estava na metade do primeiro livro, comecei a correr atrás de uma editora. Recebi vários “nãos” e pensei até mesmo em desistir, mas existe um Deus que sempre vai honrar ao que o glorifica, e então, a MODO Editora apareceu, recebendo originais para avaliação. Mandei o meu, e enfim, fui aceita. *-*”

 E para finalizar, perguntei o que ela espera daqui para frente? Sendo escritora nas horas vagas, ou definitivamente? Porque comigo é o meu sonho de consumo em ser definitivo nesta profissão, mas gosto também de lecionar e ver meus alunos com rostos de reclamações e também de descobertas, rsrsrs. Aulas é a minha raíz, mas um dia chego lá e me torno apenas ESCRITOR. E o que a nossa amiga disse? Vamos ver?

“Pretendo ser escritora, mas também produtora editorial e jornalista. Tenho essas profissões no coração desde que comecei a escrever, e é o que quero seguir.”

Então minha querida, obrigado por bater um papo de AUTOR PARA AUTOR. Beijos e boa sorte a nós.

E você gostou dela?

Então acesse o site da editora www.modoeditora.com.br e saiba mais sobre esta incrível garota escritora.

CONHEÇA SUA OBRA

Titulo: Despertar
Autor: Hellen Pimentel
Editora: Modo

Sinopse: Maisie Thompson é uma adolescente americana nascida e criada em São Francisco, Califórnia. Após perder o pai aos sete anos de idade, deleta o fato de amar alguém, e aos seus 16 anos, nunca tinha namorado sério. E tudo isso parece mudar, quando em seu primeiro dia de aula na antiga escola, ela vê pela primeira vez, John Carter – um menino de belos olhos claros, cabelos negros e um sorriso encantador, que esconde mais que um segredo. Seu coração acelera, suas pernas tremem e ela simplesmente não consegue tirar os olhos daquela bela figura que se aproxima de sua mesa. Admitir que pudesse sentisse algo por aquele desconhecido era mais difícil do que ficar sem respirar, mal sabe que John carrega mais de uma descendência nas costas
Anúncios

8 opiniões sobre “COLUNA: DE AUTOR PARA AUTOR”

  1. Parabéns Alex, por esse trabalho novo aqui no blog.
    Gostei demais desse novo estilo de entrevista, além de conhecer a entrevistada Hellen Pimentel, ainda conhecemos sua história. Como já tive o prazer de entrevistar vocês , conheço bem o processo criativa de vocês e estou ansioso por suas obras, já que vejo o comprometimento que vocês tem com a literatura nacional.
    A Editora Modo tem feito um trabalho fantástico, na valorização dos novos autores, feliz dos que encontram uma editora que aposta dessa maneira em novas obras.
    Desejo muito sucesso a vocês e aguardo ansioso o lançamento das devidas obras.

    Abraços Literários,

    Valber Assis
    http://www.revistaouro.blogspot.com

  2. Muito bom esse bate-papo, fiquei impressionada com Hellen, apesar de jovem, ela revelou uma maturidade incrível! E já vai publicar um livro, com certeza ela tem um futuro brilhante pela frente! Adorei a ideia da entrevista Alex vou passar sempre para conferir!
    Abraços Fabi

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s